missão

Formação de jovens e adultos com pensamento crítico e o exercício da cidadania, estimulando habilidades por meio da interdisciplinaridade, capacitando e qualificando com competência profissional.

visão

Ser referência na sociedade pela excelência na qualidade de ensino e formação profissional.

PLANO PLURIANUAL DE GESTÃO - PPG

De acordo com o disposto no Capítulo II  do Regimento Comum das Escolas Técnicas do CEETEPS, o Plano Plurianual de Gestão - PPG, apresenta a proposta de trabalho da ETEC. Conta, como eixo norteador, com o Projeto Político Pedagógico – PPP, no qual são explicitados os valores, as crenças e os princípios pedagógicos da escola.  A concepção coletiva dos projetos a serem desenvolvidos parte, necessariamente, do PPP, dos objetivos e metas estabelecidos por meio da análise dos contextos interno e externo, da reflexão sobre o instituído e da escola almejada pela comunidade.

O Plano Plurianual de Gestão tem uma vigência de cinco anos, com replanejamento, no mínimo, anual. A atualização anual, com inclusão de novos projetos, garante o horizonte permanente de cinco anos.

"Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores." (GADOTTI, 2000)

DOWNLOAD: PLANO PLURIANUAL DE GESTÃO - ETEC DE SAPOPEMBA

Conselho de Escola

O Conselho Escolar é o órgão máximo para a tomada de decisões realizadas no interior de uma escola. Este é formado pela representação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar, como: alunos, professores, pais ou responsáveis, funcionários, pedagogos, diretores e comunidade externa.

Cada Conselho Escolar tem suas ações respaldadas através do seu próprio Estatuto, que normatiza a quantidade de membros, formas de convocação para as reuniões ordinárias e extraordinárias, como é realizado o processo de renovação dos conselheiros, dentre outros assuntos que competem a essa instância.

Neste sentido, cabe aos conselhos escolares:

• Deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola;

• Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico;

• Analisar e aprovar o Calendário Escolar no início de cada ano letivo;

• Analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões;

• Acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e;

• Mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação, como prevê a legislação.

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES

A Associação de Pais e Mestres é uma instituição auxiliar da Escola, criada com a finalidade de colaborar no aprimoramento do processo educacional, na assistência ao escolar e na integração família-escola-comunidade. A APM é uma associação civil de natureza social e educativa, sem caráter político, racial ou religioso e sem finalidades lucrativas.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA APM?

• Colaborar com a direção do estabelecimento para atingir os objetivos educacionais pretendidos pela escola.

• Representar as aspirações da comunidade e dos pais de alunos na escola.

• Favorecer o entrosamento entre pais e professores possibilitando: a melhoria do ensino e aproveitamento escolar de seus filhos; a programação de atividades culturais e de lazer.

• Contribuir para a conservação do prédio e colaborar na assistência escolar em áreas socioeconômicas e de saúde.

• Contribuir para ampliar o conceito de escola para ser um centro de atividades comunitárias.

QUEM ADMINISTRA A APM?

A APM é administrada pelos seguintes órgãos:

Assembleia Geral - constituída pela totalidade dos associados é convocada e presidida pelo Diretor da Escola. Tem a obrigação de eleger o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal;

Conselho Deliberativo - constituído de no mínimo, 11(onze) membros, sendo o Diretor da Escola o seu presidente nato e os demais componentes distribuídos na seguinte proporção: 30% dos membros serão professores; 40% dos membros serão pais de alunos; 20% dos membros serão alunos maiores de 18 anos; 10% dos membros serão sócios admitidos(ex-alunos, ex-professores). Cabe ao Conselho Deliberativo eleger os membros da Diretoria Executiva e divulgar os nomes dos escolhidos a todos os associados;

Diretoria Executiva – constituída por: Diretor Executivo, Vice-Diretor Executivo, Secretário, Diretor Financeiro, Vice-Diretor Financeiro, Diretor Cultural, Diretor de Esportes, Diretor Social, Diretor de Patrimônio;

Conselho Fiscal - constituído de 3 (três) elementos, sendo 2 (dois) pais de alunos e 1 (um) representante do quadro administrativo ou docente da Escola;

Obs: a APM deverá ser constituída anualmente e o mandato dos conselheiros e dos Diretores será de l (um) ano, sendo permitida a recondução por mais duas vezes.

COMO POSSO PARTICIPAR DA APM?

A APM é aberta a todos os membros da comunidade, pais e professores que, voluntariamente trabalham em prol da Escola. Procure a direção da escola e manifeste a sua intenção de participação.

A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DEVE SER REGISTRADA EM CARTÓRIO?

Sim, por tratar-se de pessoa jurídica de direito privado deverá ser feita a requisição da inscrição do estatuto da APM e da ata de eleição de seus membros, junto ao Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas.

PAGAMENTO DE TAXA DA APM É OBRIGATÓRIO?

A contribuição financeira para a APM é sempre facultativa. No início de cada ano letivo e após o encerramento do período de matrículas, serão fixadas a forma e a época para a campanha de arrecadação das contribuições dos associados.

Rua Benjamin de Tudela, 155, Fazenda da Juta - São Paulo/SP | (11) 2019-1519

C. D. CEU Sapopemba: Rua Manoel Quirino de Mattos, s/n, Jd. Sapopemba - São Paulo/SP | (11) 2075-9134

C. D. E.E. Stefan Zweig: Rua Genaro Arilla Arensanz, 255, Pq. São Lucas - São Paulo/SP | (11) 2211-0374