missão
Formação de jovens e adultos com pensamento crítico e o exercício da cidadania, estimulando habilidades por meio da interdisciplinaridade, capacitando e qualificando com competência profissional.
visão
Ser referência na sociedade pela excelência na qualidade de ensino e formação profissional.
PLANO PLURIANUAL DE GESTÃO - PPG
De acordo com o disposto no Capítulo II do Regimento Comum das Escolas Técnicas do CEETEPS, o Plano Plurianual de Gestão - PPG, apresenta a proposta de trabalho da ETEC. Conta, como eixo norteador, com o Projeto Político Pedagógico – PPP, no qual são explicitados os valores, as crenças e os princípios pedagógicos da escola. A concepção coletiva dos projetos a serem desenvolvidos parte, necessariamente, do PPP, dos objetivos e metas estabelecidos por meio da análise dos contextos interno e externo, da reflexão sobre o instituído e da escola almejada pela comunidade.
O Plano Plurianual de Gestão tem uma vigência de cinco anos, com replanejamento, no mínimo, anual. A atualização anual, com inclusão de novos projetos, garante o horizonte permanente de cinco anos.
"Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores." (GADOTTI, 2000)
DOWNLOAD: PLANO PLURIANUAL DE GESTÃO - ETEC DE SAPOPEMBA
direção
ATA
COORD. PEDAGÓGICA
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
coord. de área
auxiliar docente
SECRETARIA ACADÊMICA
DEPARTAMENTO PESSOAL
DIREÇÃO
A Direção da Escola é o núcleo executivo encarregado de administrar as atividades da Unidade Escolar e será exercida pelo Diretor e pelos responsáveis pelos Núcleos de Gestão.
DIRETOR: PROF. WAGNER APARECIDO PEREIRA
E-MAIL: e172dir@cps.sp.gov.br
ASSISTENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO
O Assistente Técnico Administrativo é responsável por assistir tecnicamente o dirigente da unidade nos assuntos que lhe forem atribuídos.
ASSISTENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO: MABEL ZEBALLOS
E-MAIL: e172ata@cps.sp.gov.br
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
O Núcleo de Gestão Pedagógica e Acadêmica é o responsável pelo suporte acadêmico e didático-pedagógico do processo de ensino e aprendizagem.
COORDENADORA PEDAGÓGICA: PROFª. SAMIRA DA COSTA ROSA
E-MAIL: e172coord@cps.sp.gov.br
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
A Orientação Educacional tem como principal objetivo compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles, sem desconsiderar a contribuição dos professores. Também deve ser ressaltada a importância da contribuição da comunidade neste processo.
A necessidade de integrar todos os profissionais envolvidos no processo educacional tornando a atmosfera estudantil acolhedora e facilitadora de aprendizagem contribui de forma significativa na vida do discente. Desta maneira a orientação educacional auxilia o aluno nos relacionamentos interpessoais; diminuindo distâncias entre todos os atores envolvidos na Escola, além de auxiliar a Coordenação Pedagógica nos percalços encontrados no cotidiano escolar.
ORIENTADORA EDUCACIONAL: PROFª. MARIA DOS SANTOS MOURA
E-MAIL: e172oe@cps.sp.gov.br
COORDENAÇÃO DE ÁREA
As Coordenações de Área são responsáveis pelo conjunto de ações destinadas ao planejamento do ensino, à supervisão de sua execução, ao controle das atividades docentes em relação às diretrizes didático-pedagógicas e administrativas, bem como pela otimização dos recursos físicos e didáticos disponíveis para os cursos mantidos pelas Etecs.
COORDENAÇÃO DE ÁREA: Vide Cursos Técnicos
AUXILIAR DOCENTE
Compete ao Auxiliar Docente a capacidade de analisar, planejar e inspecionar os equipamentos, laboratórios ou recursos didáticos que os docentes venham a utilizar para desenvolver as atividades em sua aula.
O Auxiliar Docente tem a finalidade de assistir o professor em suas aulas práticas, na utilização dos laboratórios, além de ter as seguintes habilidades: bom relacionamento interpessoal, consistência, organização, agilidade e conhecimento técnico na área.
AUXILIAR DOCENTE - QUÍMICA: MARCIA DE SOUZA BONESSO
E-MAIL: marcia.bonesso@etec.sp.gov.br
AUXILIAR DOCENTE - INFORMÁTICA: ANTONIO DA ROCHA CAVALCANTE JUNIOR
E-MAIL: antonio.cavalcante2@etec.sp.gov.br
SECRETARIA ACADÊMICA
A Secretaria Acadêmica é o órgão responsável pela escrituração escolar, pela expedição e registro de documentos escolares, pelo fornecimento de informações e dados para planejamento e controle dos processos e resultados do ensino e da aprendizagem.
DIRETORA DE SERVIÇOS ACADÊMICOS: CAROLINE CANDIDA DOS SANTOS OLIVEIRA
E-MAIL: e172acad@cps.sp.gov.br
DEPARTAMENTO PESSOAL
O Departamento Pessoal é responsável pelas ações de apoio administrativo ao processo educacional.
Ao Núcleo de Gestão Administrativa compete a execução das atividades de administração de pessoal, recursos físicos, financeiros e materiais; compras, almoxarifado, limpeza, patrimônio; segurança, zeladoria, manutenção das instalações, equipamentos e outras pertinentes.
DIRETORA DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS: ELLEN LUCY DOS SANTOS
E-MAIL: e172op@cps.sp.gov.br
Conselho de Escola
O Conselho Escolar é o órgão máximo para a tomada de decisões realizadas no interior de uma escola. Este é formado pela representação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar, como: alunos, professores, pais ou responsáveis, funcionários, pedagogos, diretores e comunidade externa.
Cada Conselho Escolar tem suas ações respaldadas através do seu próprio Estatuto, que normatiza a quantidade de membros, formas de convocação para as reuniões ordinárias e extraordinárias, como é realizado o processo de renovação dos conselheiros, dentre outros assuntos que competem a essa instância.
Neste sentido, cabe aos conselhos escolares:
• Deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola;
• Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico;
• Analisar e aprovar o Calendário Escolar no início de cada ano letivo;
• Analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões;
• Acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e;
• Mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação, como prevê a legislação.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES
A Associação de Pais e Mestres é uma instituição auxiliar da Escola, criada com a finalidade de colaborar no aprimoramento do processo educacional, na assistência ao escolar e na integração família-escola-comunidade. A APM é uma associação civil de natureza social e educativa, sem caráter político, racial ou religioso e sem finalidades lucrativas.
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA APM?
• Colaborar com a direção do estabelecimento para atingir os objetivos educacionais pretendidos pela escola.
• Representar as aspirações da comunidade e dos pais de alunos na escola.
• Favorecer o entrosamento entre pais e professores possibilitando: a melhoria do ensino e aproveitamento escolar de seus filhos; a programação de atividades culturais e de lazer.
• Contribuir para a conservação do prédio e colaborar na assistência escolar em áreas socioeconômicas e de saúde.
• Contribuir para ampliar o conceito de escola para ser um centro de atividades comunitárias.
QUEM ADMINISTRA A APM?
A APM é administrada pelos seguintes órgãos:
Assembleia Geral - constituída pela totalidade dos associados é convocada e presidida pelo Diretor da Escola. Tem a obrigação de eleger o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal;
Conselho Deliberativo - constituído de no mínimo, 11(onze) membros, sendo o Diretor da Escola o seu presidente nato e os demais componentes distribuídos na seguinte proporção: 30% dos membros serão professores; 40% dos membros serão pais de alunos; 20% dos membros serão alunos maiores de 18 anos; 10% dos membros serão sócios admitidos(ex-alunos, ex-professores). Cabe ao Conselho Deliberativo eleger os membros da Diretoria Executiva e divulgar os nomes dos escolhidos a todos os associados;
Diretoria Executiva – constituída por: Diretor Executivo, Vice-Diretor Executivo, Secretário, Diretor Financeiro, Vice-Diretor Financeiro, Diretor Cultural, Diretor de Esportes, Diretor Social, Diretor de Patrimônio;
Conselho Fiscal - constituído de 3 (três) elementos, sendo 2 (dois) pais de alunos e 1 (um) representante do quadro administrativo ou docente da Escola;
Obs: a APM deverá ser constituída anualmente e o mandato dos conselheiros e dos Diretores será de l (um) ano, sendo permitida a recondução por mais duas vezes.
COMO POSSO PARTICIPAR DA APM?
A APM é aberta a todos os membros da comunidade, pais e professores que, voluntariamente trabalham em prol da Escola. Procure a direção da escola e manifeste a sua intenção de participação.
A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DEVE SER REGISTRADA EM CARTÓRIO?
Sim, por tratar-se de pessoa jurídica de direito privado deverá ser feita a requisição da inscrição do estatuto da APM e da ata de eleição de seus membros, junto ao Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
PAGAMENTO DE TAXA DA APM É OBRIGATÓRIO?
A contribuição financeira para a APM é sempre facultativa. No início de cada ano letivo e após o encerramento do período de matrículas, serão fixadas a forma e a época para a campanha de arrecadação das contribuições dos associados.