CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)

Dicas

O que é CIPA?

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar de prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. É regulamentada pela CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na Portaria 3.214 de 08/06/1978 baixada pelo Ministério do Trabalho.

Segundo a NR-5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, da Portaria 3.214/78, alterada pela Portaria 8/99, baixada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, "a CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador".

No caso, a CIPA aplicada no âmbito escolar, tem os seguintes objetivos:

  • Trabalhar os conceitos de segurança com a comunidade local;
  • Elaborar plano de trabalho que permita atuar preventivamente diante de problemas de segurança laboral no ambiente escolar;
  • Realizar periodicamente verificações no ambiente escolar, visando a identificação de riscos para a segurança de alunos e funcionários;
  • Divulgar para alunos e funcionários informações relativas à segurança no ambiente escolar.

Membros da CIPA:

Presidente: Marcos Antonio de Araújo;

Vice-Presidente: José Izídio Marinho Filho;

Secretária: Kathia Moreira de Castilho;

Secretária Substituta: Priscila Martins Diniz.

(11) 2019-1519 / (11) 2019-1533

SEDE: Rua Benjamin de Tudela, 155 - Fazenda da Juta, São Paulo/SP.

C.D. CEU SAPOPEMBA: Rua Manoel Quirino de Mattos, s/n - Jd. Sapopemba, São Paulo/SP.

C.D. E.E. STEFAN ZWEIG: Rua Genaro Arilla Arensanz, 255 - Pq. São Lucas, São Paulo/SP.

(11) 2075-9134

(11) 2211-0374

Blog - NA MOSCA