Oportunidades

Todo cidadão que se formou em uma Etec sabe que tal instituição de ensino fez toda a diferença em sua vida, sobretudo no currículo, que se tornou mais atraente às empresas em busca de profissionais bem gabaritados.

É por isso que a Etec de Sapopemba tem, em sua raiz, a missão de oferecer oportunidades profissionais aos alunos, sempre buscando parcerias com empresas, instituições intermediárias e empresários – público exigente, que busca o melhor para ocupar uma posição profissional.

Neste campo, você encontrará informações sobre os direcionamentos que a Etec de Sapopemba dá às oportunidades: aprendizagem, estágio, emprego e microempresário ou autônomo.

Em cada aba, uma pequena descrição do que é e o que a Etec de Sapopemba faz, semanalmente, para promover as oportunidades aos seus alunos e garantir, ao máximo, a plenitude profissional daqueles que estudam e querem se destacar no mercado de trabalho.

Conheça o Aprendiz Paulista

Inserido no Portal Emprega São Paulo, o programa Aprendiz Paulista tem como objetivo principal inserir no mercado de trabalho os jovens matriculados em cursos técnico-profissionalizantes no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

O Aprendiz Paulista é um programa instituído pelo Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento.

O propósito do Aprendiz Paulista é ser um intermediário gratuito entre alunos em busca de uma oportunidade para colocar em prática seu conhecimento técnico, e empregadores em busca de profissionais aprendizes, aptos a preencherem as vagas ofertadas.

Pelo programa, o jovem tem acesso às oportunidades de trabalho adequadas ao seu perfil e ao curso técnico que está realizando. Tudo de forma gratuita.

O empregador também é beneficiado pelo programa, pois preenche uma vaga em sua empresa com um aluno com o perfil adequado e sem custo.

Desta forma, o programa Aprendiz Paulista vem ao encontro das necessidades do jovem que está se preparando para ingressar no mercado de trabalho, e do empregador que necessita preencher sua vaga com o profissional-aprendiz qualificado.

Na Etec de Sapopemba, o programa Aprendiz Paulista é supervisionado pela professora Regiane Moura, cujo contato com alunos e empresas ampliam as perspectivas da escola em demandar cada vez mais alunos para as empresas cadastradas no programa.

Mas, afinal, para que serve um estágio?

Em muitas carreiras o estágio é obrigatório para a conclusão do curso e obtenção do diploma. Há estudantes que procuram estágios como uma fonte de renda extra, oferta bem-vinda quando há tantos gastos durante os estudos. Outros encaram o estágio como uma transição para o primeiro emprego. Na verdade, o estágio reúne todas estas oportunidades: cumprimento da grade curricular, auxílio de custos e, para muitos, a chance de garantir a entrada no mercado de trabalho.

Dados confirmam a falta de profissionais qualificados em diversos setores da economia brasileira. Diversas empresas preferem investir na formação de um profissional e estão dispostas a integrar os estagiários depois de formados. Mas nem todo estágio resultará em efetivação. Isso não deve diminuir a importância do estágio na trajetória profissional. O estágio é um momento da carreira voltado para a aquisição de experiência. Por isso também o estágio não possui limite de idade. A legislação esclarece que para ser estagiário é preciso ser um estudante regularmente matriculado (de ensino superior, técnico ou ensino médio).

A Importância do Emprego

Nem toda gente trabalha...

Embora haja quem consiga viver sem trabalhar, não passam de um pequeníssimo número de pessoas quando comparados com a imensa maioria que trabalha.

A sua carreira será feita de vários empregos, uns mais duradouros do que outros e nem todos serão empregos de sonho. Talvez tenha, em algum momento de sua vida, de acumular empregos para atingir o rendimento desejado. Seja como for, a sua formação e as suas qualificações serão sempre o principal passaporte para chegar cada vez mais longe.

Normalmente haverá outras pessoas interessadas e em condições de ocupar o mesmo lugar que você pretende. É aí que terá que competir com outras pessoas. E, não havendo lugar para todos os interessados, vencerá o candidato considerado após um processo de seleção.

A importância do micro e pequeno empresário na economia brasileira

O cenário do micro e pequeno empreendedorismo no Brasil tem números impressionantes. Mas, antes de entrar na numerologia, é preciso entender o perfil desse público. Estamos falando basicamente de empresas divididas por faturamento, número de funcionários e regime fiscal adotado. A base desta pirâmide é o microempreendedor individual, ou MEI, que possui um faturamento de até R$ 60 mil ao ano e é, de longe, a categoria mais numerosa em número de registros comerciais abertos no país hoje. Apenas no 1º semestre deste ano, segundo a Serasa, foram abertos quase 1,2 milhão de novos CNPJs e cerca de 80% deles são MEIs.

Compõe ainda a massa de MPEs as microempresas (Mês) com faturamento entre 60 e 360 mil reais e as empresas de pequeno porte (EPPs), que preenchem a faixa de 360 mil a 3,6 milhões de reais anuais. E é justamente todo esse pessoal que vem desempenhando um papel muito importante na economia brasileira.

(...)

Com tantos dados positivos e promissores, o cenário das MEIs e micro e pequenas empresas nos mostra que o reaquecimento da economia está dando sinais claros de recuperação. Agora é o momento de estruturar o negócio com apoio da tecnologia para crescer e superar a expectativa.

E compartilhar com toda a comunidade escolar é bom para todo mundo!

Em frente à Secretaria Acadêmica da Etec de Sapopemba, no Mural de Oportunidades, você encontrará um local para disponibilizar seu cartão de contato e promover seu serviço!

(11) 2019-1519 / (11) 2019-1533

SEDE: Rua Benjamin de Tudela, 155 - Fazenda da Juta, São Paulo/SP.

C.D. CEU SAPOPEMBA: Rua Manoel Quirino de Mattos, s/n - Jd. Sapopemba, São Paulo/SP.

C.D. E.E. STEFAN ZWEIG: Rua Genaro Arilla Arensanz, 255 - Pq. São Lucas, São Paulo/SP.

(11) 2075-9134

(11) 2211-0374

Blog - NA MOSCA